segunda-feira, 12 de março de 2012

Ata da Primeira Reunião Entre CN e CO, ENUDS 2012


Relatoria Reunião Virtual 11/03/2012

Presentes:
Alexandre Bortolini, projeto DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA, da UFRJ
David Marques – CN - Minas Gerais - Grupo Urucum/Lavras
Luíza Silva - CN Minas Gerais - Primavera nos Dentes
Rodolfo Godoi - CN, DF
Valdemar- CN CE
Tiago Sant'Ana, CN - Bahia, Coletivo Aquenda! de Diversidade Sexual.
Rebeca - coletivo KIU! - CN Bahia
Jeff Tavares - CN Espírito Santo - Coletivo Caos@ção de Diversidade Sexual
Marcos Dantas - Conselheiro das Residências Universitária da UFRNCarolina Lucena - CN/Tocantins
Lucas Boni Maróstica - CN do RS
Thamyres Gomes - CN Maranhão
Hebert Eckhardt CN - Rio de JaneiroLeandro Conde – CO UFRRJ, PONTES
Thálatta Monteiro - CO UFRRJ, PONTES
Leandro Conde- CO- UFRRJ - PPONTES (Coordenou a Reunião)
Murillo Cassiano – CO –UFRRJ, Grupo Pontes

Elisa – CO – Grupo Pontes
Sara Ribeiro – CN RJ, CO UFRRJ, Grupo Pontes
Stallony Platinny - UFRN
Lucas Nunes Rodrigues 

Pontos de pauta:
  • Estrutura do Pré-ENUDS
  • Atividades do Grupo Pontes e Outras Universidades (Divulgação)
  • Sobre o Cronograma e Atividades
  • Debate e votação da resolução sobre as CNs do RS e do RN
Primeiro Ponto – Estrutura Física
  • Estrutura = ICHS (instituto de ciências humanas e sociais) como alojamento e toda a estrutura do mesmo, como os banheiros
Alimentação = 3 refeições pelo RU da rural
Inscrições com 3 faixas de preço. Os Valores são destinados a tod@s que participarão do evento, incluindo as CN. As vagas prioritárias são das CN, por conta da ordem dos votos.
Teto de 100 pessoas

  • As parcerias e Financiamentos não serão tiradas nessa reunião, porque elas podem ser apresentadas diretamente no Pré-Enuds, já que para esse encontro toda a estrutura já está pronta.
Encaminhamentos:
Colocar online as questões relativas ao transporte para chegar em Seropédica. Quais linhas possuem, como chegar, etc.
Todas as informações relacionada a estrutura de alojamentos, banheiro e alimentação estão no blog do Pontes.
http://grupo-pontes.blogspot.com/
    Segundo Ponto: Divulgação
  • Através de outros grupos universitários, realização de cine debate sobre a questão LGBTTS, Ciclo de debates no dia 20 e 22 (que trata de direito civil e educação, família), cartazes para reflexão a serem espalhados pelo campus. Eventos e atividades serão divulgados no facebook (http://facebook.com/grupo.pontes) e no blog (http://grupo-pontes.blogspot.com). Estamos fazendo Ciclos de debates, cine debates e cartazes de reflexão.
  • Aconselhamos a reativação de grupos pré existentes nas Universidades e incentivamos a criação de novos grupos de discussão sobre diversidade sexual. Lembrando a todos que um grupo pode ser registrado junto a pró reitoria de extensão da sua universidade, garantindo uma melhor estrutura aos membros e uma facilidade na organização e concretização de eventos.
  • O Pré enuds é um espaço estrutural de construção, portanto há a necessidade de limite de participantes, então a divulgação será limitada aos grupos e organizações que se propuserem, junto a C.O. E as C.N.'s a construir o encontro.

    Terceiro Ponto – Sobre o Cronograma e as Atividades
  • As atividades que tomarão a maior parte do tempo do pré serão para definir primeiramente o tema. Dado o tema teremos um caminho mais fácil para a criação do debate que será gerado nos cinco dias de evento. Lembramos a tod@s que a C.O. Pode apresentar ideias temáticas porém, quem vota e escolhe o tema é a CN, é imprescindível que tod@s as CN's venham com propostas a serem debatidas e votadas.

  • Seguindo as atividades teremos a apresentação do encontro:
    - A que se deve o ENUDS
    - Qual a proposta da décima edição no Estado do RJ e quais direções podem ser tomadas pelo movimento LGBT a partir do Encontro.
    - Texto de apresentação para o projeto do Encontro, para participantes, Universidades e instituições que se propuserem a ajudar.
    - Espaço de formação contando o histórico do Encontro por esses dez anos e qual foi o seu inicio, quais ideias o geraram e se fugimos muito da proposta inicial.

  • Apresentação da estrutura:
    - A C.O. Apresentará a CN toda a estrutura a ser utilizada durante o encontro, prédios, alimentação, divulgação, banheiros.

  • Espaços Deliberativos:
    -Após a formação, apresentação inicial e texto de projeto, começam os espaços deliberativos onde serão votados o estilo de apresentações, trabalhos, prioridades, datas, auxílios financeiros, de divulgação, prazos para apresentação de material, cursos, oficinas, filmes, apresentações teatrais, atos e demais moldes do evento.

    -Foi deliberado em reunião que as CNs devem trazer projetos, informações, sugestões e propostas para a melhor construção do Encontro.

  • Quarto Ponto – Apresentação da situaçãodas CN's do RN e do RS, defesa do SIM e do Não, resultado após votação final.

    Lembrando a todos: Os Casos do RN e do RS são diferentes - o RS ficou com apenas UM representante de genero masculino na plenária final. Assim como o ES. E já é um caso comum m plenáras finais que se haja apenas uma CN por falta de membros. Já o RN não colocou os nomes para votação em plenária final, então Marcos e Stalonny se ofereceram para fazer o papel da CN, porém como não houve votação em plenária final , não foi decidido havr CN no RN.
    Lembramos também que a representação pode ser feita mesmo sem ser CN, a CN delibera mas TOD@S estarão abertas a sugestões inclusive das representantes que não deliberam.

    -Apresentação do RS, por Lucas Boni Maróstica:
    Plenária Final iniciou com a presença de várias pessoas da delegação do RS. No momento que foi feito o intervalo, as pessoas que não tinham organizado suas barracas (a maioria) se retirou para a organização de suas malas. Dentro dessa questão, acabou que as meninas não se fizeram presente. E agora a Camila Braz, aqui da delegação RS, estudante da UFRGS, conversou comigo junto com outras pessoas que participaram vendo da possibilidade de ela preencher essa vaga na CN.
    "Camila Braz:
    "Olá pessoal, eu sou a Camila da delegação RS que estava no último ENUDS. No encontro participei de parte da Plenária Final, mas no momento em que foi entregue os nomes da CN não estava, por certa falta de comunicação acabei não falando com o Lucas (que é da CN hoje pelo RS) para colocar meu nome. Estou com muita vontade de construir esse encontro com vocês, acho que seria muito importante mais uma pessoa aqui do estado,até porque o Lucas é aluno da UFRGS e da PUCRS mas ajuda a construir o Coletivo LGBT da PUC, sendo assim acho que nós dois na CN as duas universidades ficariam melhor representadas."

Apresentação do RN, feita por Marcos Dantas e Stalonny Platinny:
Nós do RN precisamos ter representação... o movimento LGBTT aqui no nosso estado ainda não é muito forte... e o ENUDS é um passo muito importante para que demais universitários e grupos possam se fortalecer nas defesas dos seus ideais. Lembrando bem que o RN levou uma das maiores delegações ao 9enuds...E nesse momento não tem nenhuma representação oficialmente no estado e na Universidade do X ENUDS. Por isso queremos representação nacional no X ENUDS no estado para articular todo o movimento...

A defesa do Não, feita por Tiago Sant'Ana :
Defendo a proposta de NÃO - haja vista que a aprovação de uma CN que não foi apresentada na Plenária Final do ENUDS inflige o regimento do ENUDS. Sob o regimento do ENUDS, os nomes das CNs DEVEM ser indicados na plenária final para apreciação e consentimento da plenária.

A defesa do Sim, feita por Luca Boni Maróstica e Stalonny Platinny
É importante a participação da Camila, pelo fato de ser mais uma pessoa construindo, além de representar as mulheres aqui do Rio Grande do Sul e o Coletivo LGBT UFRGS. O fato de não ter participado da totalidade da plenária final, apenas o começo é devido ao fato de que a nossa delegação saiu antes do término da Plenária Final. E durate parte da Plenária tiveram que organizar suas barracas e coisas. Eu fiquei até um pedaço, e encaminhei meu nome, por falta de comunicação o da Camila não foi tirado. Ela atua bastante na UFRGS, eu atuo na PUCRS. Isso garantiria sim de certa forma mais espaço para divulgação e construção do ENUDS.

Defendo o SIM ....O RN precisa fazer parte ativamente e com poder de votação na construção do X ENUDS.

A Votação foi feita por enquete, o Não ganhou por 6 votos a 3, votaram então 9 CNs.
O RN não terá CN com direito a voto, e o RS terá apenas um representante com direito a voto.

Fim da Ata da Primeira Reunião entre CO e CN do X ENUDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário